who?

Minha foto
Belo Horizonte, Brazil
Ás vezes menos, ás vezes mais, Gentil. A vontade de escrever é um desabafo. Meu objetivo não é tocar ninguém, porém, me sinto bem em saber que não estou sozinho. Estes trabalhos são textos, poemas e letras. Algumas vezes letras-poema ou alguma coisa qualquer. Tudo feito sem pretenções ou apegos á características literárias. Algumas coisas entrarão em um futuro projeto de música. A vida me trás inspirações, misturadas, sem escala de tempo, ilusórias mas sóbrias. Ás vezes sou um personagem ou atuo no papel de mim mesmo. Talvez seja alguma forma de arte: A arte de questionar o que é certo ou repetir o que é errado. Ou, talvez seja apenas a arte de se dar mal e de ser feliz.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Abraçe seu coração.





Um belo Jardim, ora robusto e grandioso ora delicado e gracioso, feito com as mais raras flores e árvores já vistas pelo homem. Alguns dizem que fora o jardim mais belo já visto por alguém, simplesmente maravilhoso. Orquídeas, Bromélias, Árvores Frutíferas, Cascatas e Flores Coloridas inebriavam de sentimentos felizes todos aqueles que nele se envolviam, que com ele fitassem.  Era lá onde as pessoas que habitaram aquela região recarregavam suas energias, refletiam sobre seus erros e sorriam pelos acertos: Resgatavam o amor á felicidade e o apego á vida.
Em tempos de acômodo e descaso, as pessoas se voltaram á si mesmas e esqueceram de cuidar do belo jardim, que aos poucos padeceu em seca, ervas daninhas e pragas. Logo, ele perdeu todas suas cores e seu riacho secou dando lugar á rachaduras frias. As folhas e pétalas antes vivas e encantadoras se transformaram em um tapete cinzento de tristeza, e assim o que um dia fora um belo jardim se transformara em um lugar inóspito e esquecido.
Desesperados em função da tristeza e da desesperança os homens foram pedir conselhos ao mais antigo sábio de toda região. Atravessaram o vale em busca do velho e com não muita dificuldade o encontraram em frente a sua cabana, cuidando de suas flores como se fossem suas filhas. Ao pedir conselhos desesperados ao homem que ouvia calmamente e sempre com um sorriso no rosto, conseguiram apenas algumas palavras: Esqueçam-se da tristeza e da fraqueza, tenham fé e se preocupem apenas em reconstruir o jardim que fora perdido por descaso – Disse o velho. Como soldados, retornaram á vila preparados para a missão que lhes fora designada, com o último pingo de esperança prestes á cair em solo seco. Reuniram-se homens, mulheres e crianças. Combateram as pragas, cuidaram do solo e gastaram as últimas reservas de água para servir as sedentas plantas que sobraram agonizando no calor.
Aconteceu como mágica e, no dia seguinte toda a beleza estava de volta. As frutas e verduras acabaram com a fome, as plantas medicinais combateram as doenças e as cores e aromas recarregaram as almas de alegria. Novamente felizes os homens voltaram ao encontro do sábio conselheiro cheios de regalos e pagamentos e mais uma vez foram surpreendidos por sua simplicidade e sobriedade: “Retornem com os presentes e os repassem á aqueles que precisam. Sobre a superação conquistada, aprendam agora a nunca mais se esquecer das essências que movem o coração de um homem. Trabalhem para reforçar suas estruturas e se ocupem em cuidar principalmente do que lhes trará felicidade e equilíbrio. Se preocupem mais com as coisas que lhes gerarão frutos e menos com as que apenas lhes exigirão mais preocupação”.
Dizem que nunca mais o jardim padeceu. Mesmo depois que todos se mudaram ele continuou belo e encantador. Depois de anos focados em cuidar de seu maior bem, os homens o deixaram preparado pra crescer e se renovar sozinho, forte e robusto. Á prova de queimadas e de tempestades o jardim sempre se recuperou sozinho, cada vez mais preparado, cada vez mais maravilhoso.




Todos nós possuímos um jardim. Ele floresce internamente e silencioso dentro do peito e assim como o da história, sofre com o frio e com o descaso. Como todo e qualquer jardim, precisa de atenção aos detalhes e cuidado com os elementos principais ao se cuidar de um.  Como a planta faz na terra, busque nutrientes na vida. Coma, se exercite, dê risada e faça rir, crie uma meta e a alcance. Prove pra si mesmo que é bom ter sentidos, sinta-os. Tenha amigos e família onde se apoiar, enraíze para se sustentar. Amigos de verdade estarão ao seu lado independente de qualquer coisa, quem ama perdoa e quer bem. Busque iluminação, tenha fé. As energias que faltam sempre aparecem quando acreditamos em algo, mesmo que seja em nós mesmos. Regue sua vida com amor e carinho. Sem muita sede para não se engasgar e nem muito desdém pra não se secar. Molhe e seja molhado.
Um coração forte e saudável assim como um jardim bonito e bem cuidado, vai aprendendo com o tempo a se superar. Desvia de pedras e sobrevive á catástrofes. Somente assim é possível ser feliz e conseqüentemente se doar de verdade, em outras palavras, só cuidado do coração conseguiremos gerar frutos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário